sábado, 14 de abril de 2012

Um Presídio cheio de problemas, esta é Eunápolis, segurança quase “zero”.


Mais uma vez, a reportagem do RADAR65.BLOGSPOT.COM foi até o presídio da cidade que neste 1º de maio completa 5 anos e até o momento ainda não foi inaugurado.
Vários foram os problemas, o terreno, a falta de uma caixa d'água e tratamento de resíduos, mas aos poucos tudo foi solucionado, mas agora surgiu um outro problema, e talvez o pior de todos, a implantação dos efluentes dos resíduos do presídio.

Depois de construída a caixa d'água com 3 repartições, uma delas para em caso de incêndio, ter uma caixa d'água só para apagar o fogo e as outras duas para utilidades domésticas e com a usina de tratamento de resíduos pronta, era preciso fazer uma tubulação para jogar a água com aproximadamente 80% de pureza, no córrego que passa logo abaixo, visando com isto a preservação ecológica dos córregos e nascentes na região, mas tudo isto esbarrou em um problema, o dono do terreno por onde os restante de 83 metros de comprimento da cerca até o córrego embargou a obra, exigindo uma indenização que segundo se entende, uma quantia fabulosa e, por isto a obra está embargada e a ação tramita na justiça, entre o dono do terreno e a SUCAB empresa responsável pela construção do presídio.

O local é um declive e dificilmente será usado para qualquer outra coisa, respeita-se no entanto o direito á propriedade porém, está é um,a questão de segurança regional, pois a atual cadeia, que foi construída há pelo menos 30 anos, era para conter apenas 28 presos e já chegou a hospedar mais de 150 detentos, o que já causou várias fugas e outro numero de rebeliões, com um quebra-quebra cujos prejuízos refletiram muito nos cofres públicos.

Não se trata aqui de ser contra uma indenização, mas que está fosse justa e pudesse ser tratada entre as partes, sem ter que esperar pela morosidade da justiça, o terreno fica nos fundos do presídio e pertencente ao bairro "Alegria".

Agora não se sabe quando vai haver uma audiência entre as partes, para dirimir a questão e a canalização do tratamento de afluentes possa ser complementada e assim o presídio possa ter uma data marcada para a sua inauguração.
Enquanto isto a segurança do município estará mais uma vez em risco, por que a polícia está nas ruas; a PM, a Guarda Municipal, estão fazendo um trabalho em conjunto e a bandidagem está sendo colocada atrás das grades, mas em uma cadeia que cabe apenas 28 presos entre homens e mulheres, a cada dia mais prisões são efetuadas, e um presídio paralisado, a cadeia local está uma bomba prestes a explodir e mais uma vez o cidadão vai pagar a conta.

Por outro lado, o anexo da cadeia está praticamente pronto e já vai para aproximadamente 4 anos, é uma obra em que a maior parte da construção foi feita pelo poder público municipal, com a ajuda da comunidade, idealização do delegado Coordenador da 23ª CORPIN Dr. Evy Pasternostro, que irá desafogar muito o atual prédio, colocando cada delegado em uma sala ampla e confortável, os advogados terão uma sala par conversar com seus clientes, salas de depósito, desafogando as salas de delegados que servem também para depósito de material apreendido e, que o cidadão quando for dar uma queixa ou ser ouvido, tenha uma sala de espera mais humanizada.
Com relação ao presídio, o que dá pra entender é que de um lado uma intransigência , do outro uma incompetência, mas como agora estamos em época de política e todo mundo quer fazer o seu nome e ser o pai da criança, é ver e esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário